quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Efeito madeira

Algumas pessoas me perguntaram como eu faço pra pintar plástico e fazer o efeito madeira. 
Eu vou dar aqui então a minha receita básica:

Nesta bancada 1/48 eu usei madeira de verdade: balsa de 1 mm de espessura. Só passei um pouco de betume da Judeia com um pincel chato, depois um pouco de verniz fosco. 
Usando madeira fica mais real por causa da textura mas ficou meio arrepiado e os veios parecem um pouco fora de escala.

Esta outra bancada é 1/35 e 100% plástico. Aqui eu passei um primer antes de tudo pra tinta agarrar melhor.
Depois pintei tudo com acrílico Amarelo Cadmio e deixei secar bem (24 horas). Dai passei um pouco de betume da Judeia com pincel chato e esperei secar bem também. Algumas horas depois passei a tinta óleo Terra de Siena Queimada. Deixei secar um pouco e tirei o excesso com o solvente Ecosolv junto com mais um pouquinho de betume bem diluído. Eu passo o betume e o Siena de forma bem riscada e aleatória mas somente numa direção. Finalizei com o verniz fosco.


Materiais usados:
Primer Acrilex;
Tinta acrílica fosca Acrilex Amarelo Cadmio(536);
Betume da Judeia Corfix;
Ecosolv para tinta a óleo e betume;
Tinta óleo Gato Preto Terra de Siena Queimada (1056);
Pincel chato;

Nenhum comentário:

Postar um comentário