Rolls Royce Phantom II

Atualização 03Abr19
The End.
Encerrado! Demorei uma eternidade mas agora tá pronto (iniciei a montagem em Dezembro/18). Olhando o conjunto assim por fotos de longe até que ficou bonitinho, mas pessoalmente de pertinho ficou a desejar. O amarelo firam 4 repinturas e o verniz sobre o amarelo nem perto do sucesso. O cromado que pintei nas calotas e no radiador ficou sem brilho. Tudo serve como aprendizado e com certeza o próximo será melhor. 
Agora vamos continuar o Lotus 25 e só depois abrir o expositor pra guardar os dois.


Atualização 01Abr19
Iniciando a finalização. Tudo pintado então agora é só a montagem final. Fiz a capota preta: esse carro é cheio de contrastes. O amarelo não ficou muito legal e em algumas peças até parece outro tom, mas acho que no conjunto vai ficar bonitinho - tem muitos cromados pra colar. 
A próxima postagem vai ser a última e vou tirar umas fotos mais elaboradas.


Atualização 25Mar19
Olá amigos! Voltei ontem de viagem e já fiz o polimento das últimas peças. Não ficou nem perto do que eu gostaria que ficasse, mas vai ficar assim agora. Praticamente todas as peças já estão pintadas então já vou iniciar a montagem final e quem sabe encerrar até o fim da semana.
Ainda tenho o Lotus 25 pra pintar e praticar o polimento, mas não vejo a hora de voltar pro mundo sem brilho - acho que verniz brilhante não é a minha praia.
Atualização 16Mar19
Bom... apliquei o verniz agora de manhã! Ainda ficou um pouco enrugado mas bem menos que da última vez (6 thinner/1 verniz) - estou botando fé que agora o polimento vai ficar bom. Já secou ao toque.
Vou viajar hoje então o polimento só vai acontecer na volta, tenho uma semana pra esse verniz secar muito bem.
Na volta eu conto como ficou. É a última tentativa, se não rolar o efeito que eu quero vai tudo pro triturador mesmo.

Atualização 14Mar19
Não, ainda não gostei do resultado do polimento. O verniz não quer brilhar como eu quero! 
Usei lixa 1000, 2000 e massa de polir. Comeu o verniz e um pouco da tinta! Até dava pra retocar mas achei melhor fazer direito e começar do começo. Tirei o verniz e tinta de novo. Passei o primer branco e depois o amarelo, de novo. Essa é a 4ª vez que pinto o amarelo. O tubo de acrílico que comprei só pra esse carro ta bem no fim. Vou esperar 2 dias e tentar o verniz mais diluído.
Atualização 13Mar19
Olá. Dando continuidade fiz os reparos nas peças que quebraram - massa e lixa em várias camadas.
Pra não dar diferença no tom do amarelo, passei um primer branco em tudo, pois algumas peças são moldadas em laranja e outras prata.
Depois do verniz secar por uns dois dias comecei o polimento. Pensei em só usar massa de polir mas não foi suficiente - usei lixa 2000. O verniz ainda tá fazendo casca de laranja - vou diluir um pouco mais na próxima vez. O polimento até ficou legal no amarelo mas dá um trabalhão deixar lisinho. No marrom fiquei satisfeito.
Assentos também já finalizados. Do interior só está faltando o painel agora.

Atualização 07Mar19
Muito bem colegas, é hora de consertar as coisas. 
A lateral do carro e a peça que segura o para brisa estão quebrados, então, primeiro, colei uns reforços de sprue por dentro só pra me ajudar a segurar a peça e não quebrar mais ainda. Abri um pouco as frestas e passei massa. Acabamento vai ser com lixas e a ponta do estilete. Acho que ainda esta semana repinto tudo. 
Depois que tudo estiver pintado, envernizado e polido eu tiro fora os reforços com a serra circular da micro retífica.


Atualização 05Mar19-2
Não resisti e algumas horas depois de pintura do marrom já fui pro verniz.
Preparei um copinho de verniz na proporção que até agora deu certo:
1 verniz
5 catalizador
20 thinner
No marrom acho que ficou bem legal! Ainda falta polir, mas já ficou liso e brilhante. Só vou usar massa de polir e depois cera.
Mas o amarelo ... eca. Este modelo está desafiando a minha paciência.
Pintei de amarelo já fazem dias e agora no verniz craquelou tudo... O mesmo verniz do copinho que usei no marrom 10 minutos antes. Como pode isso..?
Ainda com um restinho de paciência comecei a remover a pintura amarela. Usei água raz com algodão. Saiu tudo mas enfraqueceu as peças e algumas quebraram.
O melhor agora é deixar o modelo de lado alguns dias e voltar mais tarde.
Só vou tentar colar as peças quebradas e lixar o resto de tinta, depois fica na caixa até a vontade voltar. 
Enquanto isso mexo no Lotus.



Atualização 05Mar19 
Olá colegas.
Montagem super lenta, mas andou mais um pouquinho. Vejam o resultado.
Pintei todas as partes amarelas. Esta cor é o amarelo Indiano (Corfix 52) e isto foi uma coincidência mesmo uma vez que o carro é conhecido como 'estrela da India'. A tinta eu tinha comprado bem antes de pesquisar a história do carro.
Os para lamas eu fiz uma mistura de vermelho com bastante preto e umas gotas de prata. Ainda esta semana envernizo tudo.
Mas ainda não estou satisfeito com a pintura cromo. Talvez remova esta pintura e refaça  outra vez - será a terceira tentativa.


Atualização 28Fev19
Hoje não é uma atualização sobre a montagem, mas sim um pouco da história deste carro. Estava pesquisando o que é aquele emblema nas portas e descobri isso:
Este é o Rolls Royce 40/50 Phanton Continental que foi usado pelo marajá de Raikot - região da Índia. O carro foi conhecido como Estrela da Índia.
Em 1934 o Marajá Rajkot encomendou um Rolls Royce sob medida para servir como seu carro de uso habitual, na região de Gujarat, às margens do rio Aji, na Índia. 
O carro do marajá foi customizado a partir de um Rolls Royce 40/50 hp Phanton Continental, com cores especiais e acessórios exclusivos. Rajkot não queria cores sólidas como o vermelho vinho ou o tradicional preto. Por isso, viajou até a Inglaterra, e pediu que o automóvel fosse pintado na cor laranja (mesmo tom da bandeira do estado de Gujarat), com detalhes nos frisos e até nas rodas. 
Como era um apaixonado por automóveis - e podia pagar por suas extravagâncias - ele foi além. 
A parte dianteira e os para-lamas deveriam vir em alumínio polido, que brilharia sob o sol forte da região quase desértica onde ele vivia. O carro foi modificado pela Thrupp & Maberly, tradicional empresa britânica, que se encarregou da customização. Rajkot fechou negócio e deixou alguns encarregados para supervisionar o projeto na Inglaterra até que ficasse pronto.
Seus funcionários acompanharam o transporte do carro desde a fábrica da Rolls Royce em Goodwod, até o galpão da Thrupp & Maberly, em Londres, e lá se instalaram para supervisionar as atividades. 
O motor no entanto, não foi modificado. O Rolls Royce vinha com propulsor de seis cilindros em linha, 7,7 litros e alto torque com funcionamento preciso, típico da marca inglesa. 
Ao chegar em casa, após longa viagem de navio, o Rolls Royce do marajá recebeu alguns detalhes como 
emblemas oficiais e alguns frisos para complementar o visual. 

Atualização 21Fev19
Olá amigos.
Refiz a pintura cromo das calotas e outras peças. Passei um primer cinza antes, depois o preto brilhante, esperei algumas horas e fiz o cromo. O resultado ficou igual da primeira vez. Não gostei - ficou bem ruim mesmo. Muito pior que o cromo original. Vai ficar assim agora, até porque a tinta quase acabou.
Não vou mais mexer com tinta cromo por um bom tempo.
Só encaixei as rodas no chassi. Talvez não fique tão ruim na visão do conjunto.
Agora vamos para pinturas mais interessantes, com cores e tintas normais e o verniz que já estou acertando a mão.
Atualização 18Fev19
Hoje consegui ficar o dia inteiro na bancada. Montei todo o chassi com o motor e escapamento.
Depois parti pra odisseia da pintura cromo. 
Deixei de molho algumas peças na água sanitária e o cromo original saiu mesmo gente!
Depois pintei com o laca preto brilhante da Drycolor. Esperei umas 6 horas e parti pra tinta cromo.
Ficou uma droga! Muito pior que o cromo original! Pintei o preto direto no plástico sem primer - será que esse foi meu erro?
As calotas raiadas ficam por dentro da roda e não aparecem muito então não vou mexer mais nelas. Mas o resto vou recomeçar: comecei a tirar a pintura com o próprio thinner 454 mas atacou o plastico e parei imediatamente. Tirei o resto da pintura com alcool isopropílico. 
Ainda esta semana volto pra tentar de novo.

Atualização 10jan19
Dando continuidade neste super clássico, pintei e montei parte do chassi e quase totalmente o motor. Usei tinta óleo pra fazer algum efeito. O tanque de combustível é enorme, quase do tamanho do motor.
Tem um emblema bem no meio das 4 portas! - como vou polir depois do verniz? Talvez lixe tudo e depois eu faço um decal ou deixo sem. 
Ainda estou escolhendo o esquema de cores, mas achei estes dois bem legais.



Atualização 22Dez18
Começo ainda tímido aqui, mas já cortei e colei alguma coisa. 
Colei as metades dos pneus e pintei com a cor preto pneu da Drycolor.
Também comecei a fazer testes com a tinta cromo. Já ficou bem legal mas dá pra melhorar. Acho que tem que caprichar mais no fundo preto.


Atualização 07Dez18
Agora que estou acertando a mão com o verniz automotivo brilhante vou iniciando mais um projeto: como gosto muito de carros clássicos vou montar um Rolls Royce Phanton II 1934.
Não sei nem de que cor será, mas vai brilhar... e também quero aprender a usar a tinta cromo. Com certeza não será prata e alaranjado!! 
Pensei que o kit era simples mas acho que não é não - tem um bocado de peças.



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