HH-60J USCG

Atualização 09Jun20
Nem demorou muito e já encontrei os pilotos que eu queri pra completar o diorama.
São para substituir os que eu pintei errado e perdi.
Comprei da Factory Modelismo e até são bem detalhados nesta escala. Alguns tem a opção de 3 cabeças.
Desta vez comecei pintando o laranja pra não ter que usar o pincel nesta parte, todo o resto foi no pincel.
Já que tava na hora do café, aproveitei a ideia e fiz um sanduíche e coloquei na mão do carinha sentado na porta do heli.
Alguém reparou que o piloto está com relógio no pulso?

Atualização 28Fev20
Muito bem amigos - aí está a obra finalizada! Ou quase... não reparem nos pilotos de uniforme laranja porque vou substitui-los um dia...
Kit da Italeri não é dos melhores, quase um goiaba. Mesmo sendo 1/48 ele é bem pobre em detalhes, principalmente dentro da aeronave. E não veio nenhuma figura.
Mas, enfim, tá pronto e vai pra estante hoje ainda. Só vai sair de lá quando eu encontrar os pilotos e para algum Open aqui em Curitiba.
Que desça outro pra bancada. 


Atualização 26Fev20
Olá amigos!
Só passei aqui pra mostrar os últimos itens a incluir no diorama, que terminei de pintar hoje. Não ficaram lá essas coisas, mas quebra o galho. Esculpidos com durepoxi e massa F12 e pintados com pincel.
A próxima postagem , com certeza será a última com as fotos finais do diorama.

Atualização 25Fev20
Então pessoal, agora já bem próximo da finalização do diorama. Veículos e helicóptero prontinhos e já fixados na base com arame bem fino.
Vão ficar numa caixa esperando os últimos itens que eu quero colocar no diorama: 1 bolsa grande, 2 mochilas pequenas, 1 mochila grande, 1 caixa grande (para um barco inflável) e  os 3 pilotos que não sei o que fazer ainda (esculpir ou comprar).
Próxima postagem será a última com  as fotos finais.
Atualização 19Fev20
Depois de uma jornada de micro pintura que pareceu uma eternidade consegui terminar de pintar os 4 integrantes do meu diorama. São os militares britânicos. A camuflagem do uniforme tem 4 cores. Deu um baita trabalho mas gostei do resultado.
Já com os pilotos americanos deu ruim... Eu passei um primer muito escuro e o laranja não cobriu bem - ficou manchado. Se eu ficar passando demãos infinitamente vai cobrir todos os detalhes do uniforme. Eu deveria ter usado um primer branco e aerógrafo ao invés do pincel. Perdi os 3 pilotos! Até tentei tirar a pintura de um deles mas nada que eu usei funcionou. 
Paciência - vou deixar assim mesmo no diorama e daqui um tempo eu substituo estes 3 carinhas por outros comprados ou esculpidos a mão. Talvez até coloque 4 pilotos na cena e também já preparo ou compro os pilotos do Apache que está na fila.
Agora vou trabalhar nos detalhes finais do helicóptero e montar o diorama.






Atualização 14Fev20
Deu um trabalhão modificar esses carinhas! Eu usei um conjunto Tamiya de pilotos da WWII - só usei 3 pilotos deste conjunto.
Comecei raspando óculos e fones de ouvido, depois raspei algumas partes do uniforme.
Tem um carinha que estava agachado, mas eu quero ele sentado dentro do helicóptero. Fiz uma amputação dupla e recriei as pernas com arame, durepoxi e massa F12.
Fiz os capacetes com durepoxi. Fiz uma bolota enorme com massa F12 na cabeça que ficou meio ridículo mas depois melhorou. A massa é boa de detalhar mas super fragil. Se afundar demais a ferramenta já era, tem que começar de novo. Os enxertos quebraram muitas vezes e depois de repor a massa tem que esperar umas 24 horas pra curar - por isso levei uma semana pra chegar até aqui.
Agora vou iniciar a finalização deles com as pinturas.





Atualização 05Fev20
Dois dias pra instalação das janelas, menos o para-brisa principal que tenho que pintar as bordas antes de colar. Mas as portas estão prontas. Fiz um detalhamento básico por dentro das portas em scratch. Também fabriquei a cestinha de resgate que não veio no kit. Usei tela de uma peneira e arame.
Instalei as portas e as deixei abertas pra ver um pouco por dentro.
Já estudando o layout do diorama.


Atualização 01Fev20
Tirei um pouco o brilho do verniz usando verniz fosco e dando um polimento de leve com massa de polir com água e lustra móveis.
Agora está bem perto do fim. Acho que sujei um pouco demais em algumas partes. Ainda faltam todas as janelas e portas e o rotor principal e, pra encerrar, os inevitáveis retoques na pintura e limpeza geral.



Atualização 25Jan20-2
Algumas horas depois ...
Todo adesivado. Só faltam algumas pecinhas pra colar (várias antenas e sensores) e o rotor principal que ainda tem que pintar.
Mas o fim (do helicóptero) está próximo. O diorama ainda vai demorar mas acho que já tenho os pilotos da Guarda Costeira pra colocar no dio - vai dar um trabalho enorme modificar as figuras que eu tenho aqui. Logo começo com este trabalho.

Atualização 25Jan20
Lá se foi o verniz ...
Foram todas as vermelhas pro verniz e voltaram brilhantes. Agora começa a jornada dos decais. Não são poucos - espero que não se quebrem.
Mais tarde posto como ficou o heli decorado.

Atualização 22Jan20
Lá se foi o vermelho ...
Mascaramento básico e muita paciência ... aerógrafo não colaborou muito hoje. Tive que parar, desmontar tudo e limpar no meio da pintura. 
Vazou um pouco sobre o branco mas um pouco eu tirei com um cotonete e solvente eco - tem que fazer rápido senão sai o branco. O resto eu disfarço com tinta branca no pincel.
Agora o principal tá pintado, só faltam poucas peças ainda pra pintar (rotor principal).
Vamos preparar a adesivagem com o verniz brilhante.

Atualização 19Jan20
Lá se foi o preto ...
Mais de uma hora pra mascarar tudo. Usei fita Tamiya e nos bocais do escape máscara liquida.
Só esperei uns 15 minutos depois da pintura pra tirar a fita crepe e ver o resultado.
Achei que vazou um pouco demais. Também preto sobre o branco ia ficar mesmo bem evidente. O pequeno borrifo de preto no branco eu vou tirar com álcool isopropílico no algodão, mas só depois que tudo secar bem.
Esta semana pinto as áreas vermelhas e só depois retocar tudo com pincel. 
Atualização 17Jan20
Foi muita massa e muita lixa, mas ficaram bem certinhas as emendas. E agora já está todo branquinho. Usei a esponja abrasiva P1000-P800 depois da pintura branca pra nivelar e tirar a poeira da pintura.
Pronto pra iniciar a pintura das áreas pretas e vermelhas.
Atualização 10Jan20
Mais peças sendo agregadas e muitas frestas surgiram.
Dá-lhe massa. Estou lixando tudo agora. Vai precisar de primer antes pintura. Espero que semana que vem fique todo branquinho.
Uma pena que o detalhamento interno vai ficar bem escondido.


Atualização 08Jan20
Olá amigos.
Tô vivo sim ... é que tinha um monstro enorme na minha bancada e não me deixava chegar perto. Semana passada consegui coragem e enfrentei a fera. Era uma gigantesca preguiça que abateu-se sobre mim como nunca tinha acontecido. Nenhum motivo para este abatimento, acho que foram as festas de fim de ano ... um ano ruim esse 2019, 2018.
Agora em 2020 quero produzir alguma coisa mais rápido.
Chega de choradeira e vamos atualizar esta montagem:
Decidi colocar alguns detalhes dentro da aeronave já que no kit tem muito pouca coisa. Fiz tudo com materiais simples. Internamente já estou satisfeito, agora começam os detalhamentos externos mas serão poucos. 
Hoje fechei a fuselagem - agora vamos pra massa/lixa e preparar esta pintura.

Atualização 13Dez19-2
Então vejam aí as fotos da finalização da dupla com suas respectivas carretas.
A montagem não foi muito tranquila por causa do tamanho, os encaixes foram meio difíceis.
Ainda não pintei os 4 carinhas que vieram junto - preciso pesquisar um pouco qual é o esquema dos uniformes.
O arranjo do diorama é mais ou menos assim. Mas ainda preciso da tripulação para o helicóptero.
Atualização 13Dez19
A montagem deste helicóptero está mais devagar que uma lesma. Cheguei no interior e empaquei ali mesmo. Ainda estou pensando em como fazer alguns acréscimos no detalhamento com materiais simples e baratos.
Mas como comprei estes quadriciclos sentei na bancada e consegui começar e terminar em 2 semanas.
São 2 grades iguais para os quadriciclos mais 1 grade da tripulação. A pintura foi simples pois é basicamente tudo na cor areia. Só fiz os efeitos com tintas a óleo.
Atualização 28Nov19.
Ainda meio longe da bancada mas as compras continuam:
Vou acrescentar um quadriciclo e compor uma cena. Ficarão sobre aquela base que eu fiz. 
Pequeno diorama dos preparativos para uma missão internacional. Veículos e soldados ingleses - helicóptero americano. Vou precisar da tripulação americana pro helicóptero.


Atualização 03Nov19
Então vamos tirar a poeira deste tópico.
Gente .. desde a última postagem já foram 4 meses.
Retomada ainda bem tímida neste Jayhawk:
Pintei os pneus e painel superior e piso. Já pintado também o rotor da cauda.
Preparando os assentos para os efeitos.
Aliás tudo pintado mas ainda sem os efeitos de luz e desgaste mas já tá juntado peças na caixa.



Atualização 26Jun19
Quase 1 mês longe da bancada! 
Passei só um cinza claro nas peças do interior da fuselagem. 
Fiz fazer um helipad pra por o heli encima - só consegui porque comecei e terminei no mesmo dia. Ainda tá meio enrugado por causa da cola.
Não vejo a hora de continuar esta montagem.
Atualização 31Mai19
Enquanto não sai o GT-Acrilex vou trabalhando no kit. Este será totalmente pintado com as tintas para artesanato, que não são novidades pra mim porque sempre as usei juntamente com as PU, laca, óleo e outras.
Vou tentar caprichar no interior então vou deixar todas as portas abertas.


Atualização 30Mar19
Bom, estou meio desapontado com as minhas pinturas brilhantes nos carros então vou dar um tempo nisso e vou partir pra pinturas fosca.
Tava olhando meu estoque e escolhi a próxima vítima: o helicóptero da Guarda Costeira americana HH-60J.
O kit da Italeri na escala 1/48 parece ser legal e relativamente fácil de montar. A fuselagem tem um bom tamanho +/- 31cm. A princípio não vou fazer nenhum acréscimo. Gostei das cores: branco e vermelho e tem uma decoração bem legal - vai se destacar no meio da coleção.
Vai demorar um pouquinho pra iniciar pois ainda quero finalizar o Rolls Royce e a Lotus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário