C-130 Hércules

Atualização 11set21
Olá amigos.
Terminei a construção do trator rebocador de aviões. Fiz uma coisinha bem simples mas que deu trabalho.
Usei algumas fotos da internet pra inspiração, defini as proporções e comecei a cortar estireno.
Fiz os para-choques e pintei de amarelo - depois colei umas fitas pretas que eu tinha na pasta de sobras de decais. Fiz uma caixinha de trecos e colei atrás do banco.
Peguei rodinhas que eu tinha aqui mas ficaram muito grandes. Ainda bem que eu tenho uma boa caixa de sucatas.
Ficou legal junto com o Hércules, mas ainda falta um motorista e um operador da barra. Já tenho as figuras, só falta pintar.
Um outro rebocador está na fábrica por aqui e logo vai pra estante...




Atualização 02Set21
Voltando pra bancada depois de muito tempo e retomei uma ideia antiga de diorama com os Hercules.
Vou acrescentar veículos rebocadores de aviões em aeroporto.
Não achei kit a venda então construí totalmente scratch, na escala aproximada 1/72.














As rodinhas eu tive que torneá-las na furadeira pois a barra não cabia na micro retífica. Usei barras e placas de estireno e alguns adesivos da minha pasta de sobras.

Primeiro fabriquei esta barra de reboque e pintei de amarelo:



Fabriquei a segunda barra um pouco diferente da outra e fiz esta em vermelho:



Atualização 16Abr20 - Avião finalizado
Muito bem amigos, a construção do Hércules da FAB está encerrada. Levou quase 2 anos porque ao final da pintura ele caiu da mesa e descolou muitas coisas. Desanimei e só agora retomei e terminei.
Foram várias modificações para lembrar um pouco o verdadeiro avião da FAB. Hélices de 4 pás, naceles mais longas e toda a decoração com decais FCM.
Lembrando aos amigos que ainda vou voltar nestes Hércules porque vou acrescentar várias coisas ao redor das aeronaves: veículos de serviço de aeroporto, veículos civis, carga sendo embarcada e muitas pessoas (comprei um pacote com 200 figuras 1/72).
Até breve então ...



Atualização 16Abr20 - Bases
Já que falta de tempo não é mais desculpa, fabriquei bases para posicionar os Hércules.
Usei uma chapa de MDF de 3mm que eu tenho várias aqui.
Lixei bem e pintei com sobras de tinta spray que eu já tinha aqui. Depois lixei tudo pra deixar bem lisinho.
Risquei uns quadrados no piso e pintei de cinza com o aerógrafo. Os quadrados são de tamanho diferente entre as duas bases e o cinza também não é igual. Desenhei uma parte pra simular asfalto por onde circulam os veículos de serviço do aeroporto (que eu vou construir). Pintei faixas, setas e numeração e sujei um pouco com tinta óleo e esponja.
Pra finalizar fiz moldura com outra sobra de material que tenho aqui.
Lembrei agora que preciso fabricar uma cerca pra separar a área de circulação da pista.


Atualização 16Abr20 - Recuperação do para bris
Já que a peça original do canopy estava perdida o jeito foi improvisar.
Cortei a armação num cartão antigo de loja e alguns pedaços de estireno. Depois de ajustar uma mil vezes ficou no tamanho e encaixou na cabine. Pintei de preto pra não ficar visível de fora e colei no lugar. 
As janelas eu recortei em papel cartão 180 g. Tirei o molde com papel manteiga. Muitos ajuste depois pintei de vermelho e preparei os vidros em acetato. Depois colei no avião.
Misturei tinta na massa F12 e lambuzei tudo.
Lixei um bocado e percebi que essa massa é muito grossa ! Passei então putty pra não ficar muito degrau. 
Por fim foi só muito trabalho de lixa pra finalizar.
Ficou meia boca mas quebra o galho e engana um pouco de longe.

Atualização 09Abr20
Agora foi a vez de montar e pintar os conjuntos de hélices. Tapei os buracos nos spinners e reabri com um diâmetro pouco menor. E com muito cuidado para não quebrar colei as pás. Algumas quebraram o pino de encaixe mas foi fácil fazer o conserto. Depois pintei tudo de prata, depois preto e finalmente as faixinhas amarelas nas pontas.
O conjunto ficou bem legal montado no avião e consegui manter o movimento giratório em todos os conjuntos.
Atualização 04Abr20
Olá amigos.
Novidades por aqui: o Luis da Semperfi imprimiu as hélices do Hércules da FAB que são de 4 pás e no kit só vieram as de 6 pás. Ficaram bem legais! Estranhamente no kit vieram os spinners para o hélice 4 pás e vou usá-los, porém o buraco pra encaixar a pá é muito grande. Então vou fechar com massa e reabrir depois com a furadeira. Vai dar um pouco de mão de obra.
Quanto ao avião já está quase pronto. Estou até planejando um pequeno diorama com veículo e pessoas. 
Já apliquei o verniz fosco e agora já está sobre as próprias pernas.
Ainda faltam o para brisa e uma miudeza de antenas e sensores pra colocar.

Atualização 29Mar20
Comecei hoje os efeitos na pintura. Estou usando tinta óleo e solvente eco. Não atacou nadica de nada o verniz automotivo que está por baixo. Só vou usar este verniz agora. É melhor que o Acrilex e mais barato.
Vejam só o brilho que ficou no bico do avião sobre o preto e vermelho. Vou usar num carro qualquer hora dessas e fazer um polimento com lixas e massa pra ver se fica igual ao verniz PU.
Atualização 27Mar20
Olá amigos.
Semana foi, basicamente, pra fazer retoques. Na cauda descascou o branco quando tirei a fita crepe - o branco duco não aderiu direito porque não usei primer. Na frente do avião eu tive que lixar uns caroços que apareceram e acabou tirando o cinza. Quase todos os retoques eu fiz com o pincel.
Depois passei um verniz brilhante automotivo em spray que eu não conhecia e ficou bem brilhante, mas o cheiro é terrível. Vou este verniz num carro qualquer hora dessas.
Depois que o verniz secou (uns minutos depois) já praticamente decalquei tudo, ou quase. Agora que olhei na folha de decais tem várias faixas amarelas que vão acima da fuselagem - é onde se pode pisar, eu acho.
Mas estamos quase lá...


Atualização 22Mar20
E continua a recuperação do Hércules.
Dias e dias de empapelamento e pinturas...  Este avião tem muitas cores.
Agora só faltam o verde na cauda e o preto no nariz ... e muitos retoques.
Atualização 06Mar20
Olha só quem voltou pra bancada!
Minha última postagem da montagem deste Hercules foi em Julho de 2018. Interrompi a montagem porque este cara caiu no chão se abriu todo. Mas agora tá na hora de retomar e terminar duma vez este C-130.
Colei tudo que estava descolado (fuselagem e naceles do motor). Já fiz toda a funilaria e agora vou recomeçar com a pintura (são 9 cores ao todo).
Pra variar vou fazer um pequeno diorama ...
Atualização 16Jul18
NÃO ACREDITO!! 
Essa montagem já tá super lenta e agora acontece isso. Derrubei o avião da FAB no chão e o pastel abriu. Estava terminando a pintura da última cor (2 faixas verde e amarelo na cauda). Depois que terminei fui deixar pra secar num local seguro e o bicho escorregou de cima da caixa.
Abriu a fuselagem por cima e marcou o bico e perto da cauda. Tudo tem conserto mas ...que raiva.
Agora passou a ser uma restauração.

Atualização 06Jul18
Que trabalheira! 
Esse Hércules da FAB tem 9 cores e tem que mascarar tudo pra pintar cada uma delas. Já foram 5 cores - só faltam mais 4.
E o pior é que as instruções de pintura está errada na folha dos decais FCM. E quase não achei fotos de referência na web - to indo meio no chute. 

Atualização 28Jun18
Pequena atualização porém beeem demorada: a pintura do Hércules-J da USCG. Não usei os adesivos para as áreas vermelhas, decidi pintar com aerógrafo. Foram horas e horas pra mascarar tudo. Pintei o cinza, o vermelho e o nariz preto. Vazou bem pouca tinta por baixo das fitas - os retoques vão ser mínimos. Agora começa outra parte boa que é a adesivagem. Os adesivos parecem bem novos então acho que não terei problemas. Não gosto de aplicar adesivos muitos grandes por isso eu pintei.
Mas antes vou começar a pintura o Hércules-E da FAB.


Atualização 24Jun18
Atualizaçãozinha básica de hoje, porém bem demorada de executar: tudo branquinho!. Comprei uma latinha de branco fosco da Tamiya. Não deu nem pra pintar um avião inteiro e a latinha custou $60. Levei horas depois completando a pintura com o aerógrafo numa mistura de branco Tamiya X-2 e acrílico de tubo.
Para o C-130E comprei um spray Colorgin brilhante. Daí sim pintei o avião todo. O único porém é que a tinta é meio grossa e perdi muitas linhas dos painéis - paciência. Sobrou bastante tinta até porque a barriga do avião não será branca e não pintei mesmo.
Muitos retoques nas janelas pela frente. Peças do 'E' e peças do 'J'.





Atualização 16Jun18
Olá aos que acompanham a montagem dos gemeos.
As naceles do C-130E são mais longas que do C-130J então decidi alongá-las com um enxerto. Cortei uns pedaços de MDF e dei um pouco de forma no esmeril. Depois retirei o fundo das naceles e com uma bolota de durepoxi fiz um enchimento para dar suporte ao enxerto de madeira (coloquei um arame pra dar um pouco mais de firmeza). Colei os pedaços de mdf com cola pra madeira. Depois de seco coloquei outra bolota de durepoxi nas asas e colei tudo com cola pra madeira.
Daí foi só encher a fenda com massa e putty. Passei uma mão de acrílico preto com o pincel bem grossa e lixei até igualar as superfícies. Depois de passar o primer em todo o avião a emenda quase nem dá pra perceber.
Agora os dois já estão no primer e a próxima etapa vai ser importante: a pintura branca..


Atualização 28Mai18


Só pra não dizer que não fiz nada no fim de semana: colei uma porção de antenas e sensores e passei um cinza em tudo pra fazer fundo pro branco.


Agora vou mexer no Hercules da FAB até alcançar este. Não tá muito atras não.

Atualização 25Mai18
Olá amigos. Uma pequena atualização mas que deu bastante trabalho.
Tava comparando as hélices nas fotos de referência e as do kit e não parece estar corretas. No kit estão planas e as pás verdadeiras estão um ângulo. Não tive dúvida e cortei todas as pás e remontei no spinner. Agora parecem estar mais certo.
Outra coisa que achei estranha é o adesivo nas pontas das pás - parece que vieram 1/48 ..!
Não usei os adesivos e pintei com pincel.
As peças estão se juntando.
Agora vou trabalhar nas hélices do C-130E que preciso fabricá-las do zero. 



Atualização 20Mai18
Asas do USCG coladas!
O bicho é grande mesmo. Agora iniciando os trabalhos nas hélices.
Já estou começando a pensar como fabricar as hélices do Hércules da FAB. A nacele também é diferente - é mais longa.





Atualização 12Mai18
Tentei fazer as janelas retangulares diretamente no vão com o vidro liquido mas não rolou. Vazou resina pra fora e lambuzou a fuselagem. Vou lixar a resina em volta da janela e ver se dá pra disfarçar um pouco. Mas a janela direita sumiu - acho que caiu pra dentro quando tirei o plástico que colei por fora. Vou usar outra técnica pra fabricar essa janela - fiz uma formilha com papel alumínio e despejei a resina. Daqui uns dias vamos ver como ficou.
Bom agora o charuto tá fechado e os 2 Hércules estão no mesmo ponto da montagem. 
Agora vou preparar as fuselagens pra pintura - alguma massa e muita lixa. Os 2 serão branquinhos e acho que vou usar tinta spray e não o aerógrafo.




Atualização 11Mai18
Trabalhando somente no Hércules da FAB.
Descobrindo as pequenas diferenças entre o modelo E e o J: painel analógico no E e monitores no J. A cauda também tem uma diferença. Tem uma janela que no modelo E é retangular, então abri um buraco. Agora tem que esperar o vidro líquido endurecer por uns 3 dias.
Muitos pneus, mas o interior já está pronto.
Fim de semana fecho esse pastel.


Atualização 05Mai18.
Consegui avançar mais um pouquinho no projeto.
Terminei o interior do Hércules da USCG. Não fiz nenhum acréscimo em termos de detalhamento, somente pintura e efeitos de sombra. Fuselagem fechada. Usei um bloco enorme de chumbo pra equilibrar o bicho.
Agora vou dar mexer no Hércules da FAB até alcançar o USCG.
Vão ficar enormes. Onde vou guardar isso ..?
Atualização 19Abr18
Dando prosseguimento no projeto já colei todas as asas. 
Ainda bem que é o mesmo molde estava cortando e colando as peças de um com a folha de instruções do outro.

Atualização 18Abr18
Primeiras impressões sobre os kits. Folhas de instruções levemente diferentes. A folha do Hercules da USCG é maior e tem algumas imagens coloridas. E também tem uma mega folha de decais de 38 x 23 cm. Para a versão da FAB eu comprei os decais da FCM - a folha original vai pra pasta de sobras. 
Mas os kits são praticamente iguais. As fuselagens casam perfeitamente.
Atualização 17Abr18
Olhem só o que caiu na minha bancada ..!  



Muito bem meus amigos, este vai ser um grande projeto, literalmente.
Sempre gostei do gigante Hércules C-130 então pretendo montar 2 deles ao mesmo tempo!
Os kits já estão comprados - ambos 1/72 da Italeri.
Um deles é o Hércules com as cores da FAB e o outro é o Hércules da Guarda Costeira americana.
Não encontrei especificamente o Hércules da FAB, então vou fazer a conversão. Ainda tenho que pesquisar muito pra conhecer este da FAB mas a folha de adesivos já está comprada.
Ainda vou levar um tempo pra começar pois tenho que terminar o B-25 1/48 e quero montar um carro - depois disso inicio os Hércules.
Este será convertido para o Hércules da FAB
Esta é a versão que eu escolhi para decoração.





Folha de decais para a versão  FAB







Este será o mesmo da caixa US Coast Guard.
Os dois serão brancos e com muitos detalhes coloridos. Acho que vão ficar bonitos no expositor - se um dia eu tiver um.




Nenhum comentário:

Postar um comentário