Fiat BR20

Atualização 10Set20
E foi pra estante ...
Terminado o meu primeiro italiano. Kit bem simples sem muitas opções de detalhamento. Fazer essa pintura camuflada com o aerógrafo só ia me fazer perder a paciência e desistir do modelo em algum momento. Optei por fazer tudo no pincel. O bico do meu aerógrafo é muito grande pra este tipo de pintura, talvez se eu trocasse por uma agulha e bico 0,3mm desse certo - fica pra próxima camo.
Atualização 03Set20
Olá.
Fiz o conserto no descolamento na fuselagem repintei. Infelizmente não tenho ferramentas para refazer as linhas dos painéis nem dos rebites. Mas vou providenciar logo estas ferramentas.
Fiz a camuflagem seguindo a minha técnica simples: tudo no pincel. Depois que secou, já mascarei e pintei a faixa branca. Branco sobre o ocre com acrílico ia demorar muito com várias demãos então usei PU.
Agora já dá pra imaginar a finalização no máximo pra semana que vem.
Oba .. acabei de encontrar a figurinha em alta resolução ...





Oba ... achei a figurinha em alta resolução


Atualização 01Set20
Fuselagem pintada na cor ocre. Ainda surpreso com a cobertura da Acrilex ...
Mas quando tirei a máscara liquida tirou junto um pouco da pintura nas áreas envidraçadas - vai precisar de retoques com pincel fino. 
Mas o pior foi que a fuselagem abriu um pouco por cima. Enfiei cola na fresta e massa por cima. Depois de secar tudo vou precisar recuperar esta área.
Comecei, finalmente, a camuflagem e a minha técnica foi a mais simples mesmo: só pincel.
Depois que secou passei bastante giz pastel com o esfuminho pra tirar um pouco a linha do contorno das manchas. Até ficou bom, mas o verniz tirou muito o efeito do giz. Preciso pesquisar um fixador de giz para o próximo italiano da fila.
Mas logo já vou começar com os decais, os efeitos e a montagem final.




Atualização 28Ago20
Sacrilégio!
A cor das capotas do motor é 'Giallo Cromo'. 
Testei a aprovei minha mistura: Acrilex e Tamiya. Foi pro aerógrafo e cobriu muito bem.
Agora falta pintar a fuselagem com o 'ocre' e partir pra camuflagem.



Atualização 27Ago20 (2)
Então ... não aguentei ... ansioso para ver a coisa já no amarelo.
Voltei na bancada e pintei as asas.
A cobertura dessa tinta é ótima. Nunca tinha usado essa linha Acrilex no aerógrafo só as de bisnaga e foi surpreendente. Ótima cobertura e secagem rápida.
Agora tenho que fazer as máscaras pra pintar a fuselagem - último uso do aerógrafo neste avião. A camuflagem será no pincel ou cotonete.

Atualização 27Ago20
Hoje tive tempo e pintei tudo que era cinza claro, basicamente a parte de baixo do avião. Talvez amanhã ou depois já chego no amarelo. Tem muitas máscaras pra fazer ...
O amarelo que eu tenho aqui é o amarelo ocre 564 que é bem próximo do tom original  (giallo mimetico 3).
Também imprimi hoje os decais da figurinha que vai na lateral da fuselagem. Só tenho que proteger a impressão antes de por na água. Usei o water slide paper incolor.







Atualização 24Ago20
Consegui fechar a fuselagem, apesar do frio. Agora já tá parecendo um avião. Mas foi muuuita massa por cima e por baixo, vai dar um trabalhão lixar tudo isso e repor algumas linhas dos painéis.
Agora senta que la vem estória: há um tempo atras eu machuquei um dedo da mão esquerda com uma serra circular elétrica e tive que fazer até cirurgia no dedo. Colocaram 2 pinos de aço pro dedo não entortar. Quando retirei os pinos eu guardei como lembrança. Pois bem, eu esqueci de colar o eixo de plástico da roda do avião antes de colar as metades. Solução: cortei 2 pedaços do pino de aço e fiz um eixo novo!
Agora estou testando técnicas pra pintar a camuflagem e parece que o melhor resultado até agora é com tinta acrílica mesmo usando um cotonete. Ainda vou testar mais com tintas óleo.



Atualização 20Ago20
Enquanto a chuva não para vamos para mais uma atualização.
Mexendo agora nas peças pequenas, escapamento, hélices, etc.
Refiz a antena e o manche porque achei os originais meio grosseiros e grandes demais. Fiz com fio de cobre enrolado no cabo do pincel.
A tripulação já está a postos e estão aguardando o fechamento da fuselagem. Mas vai demorar pois tem as torres de metralhadoras pra pintar. São bem chatinhas , tem muitas travessas quase invisíveis. Até passei caneta preta pra enxergar melhor e facilitar na hora de pintar, com pincel bem fino claro.
Também tô pensando nos decais da versão que quero montar. Já ajustei o tamanho, agora só falta fazer a impressão, mas acabou a tinta.






Atualização 17Ago20
Atualizando o processo ...
Pintei as pecinhas do trem de pouso na cor inox (não tinha alumínio em casa), depois sujei um pouco com óleo e solvente. Pneus pintados com preto acrílico no pincel. O motor também já está pintado. Tudo selado e esperando na caixinha a hora da montagem.
O interior já está pintado também, só faltando agora pintar e instalar os assentos e os pilotos. O painel ficou muito meia boca, mas não vai dar pra ver quase nada depois de fechado.
Asas fechadas e já decidi pintar fuselagem e asas separadamente e só no fim colar as asas na fuselagem. Acho que vai facilitar a pintura e a junção não precisa ficar invisível.
Os escapamento não veio furado..!!! Claro que usei algumas brocas e, com muito cuidado,  transformei num tubo.





Atualização 15Ago20
Já pintei alguma coisa hoje. Parte interna das asas fiz cor olive drab direto do vidro. No interior da fuselagem misturei um pouco de branco no olive drab. 
Já colei as asas também.
Próxima etapa é tentar dar uma melhoradinha no painel que nem decalque tem e fechar logo este pastel. 
Ansioso pra pintura externa. 

Atualização 13Ago20
Ainda sem o histórico do avião mas já decidi a camuflagem. É diferente de todos que aqui então vai se destacar na coleção.
Na cartela original de decalques não tem aquela figura 'La Torbida', então vou tentar imprimir em casa mesmo. E a numeração também é outra. Ainda não sei se deixo '4-1' ou troco para '3.6' 

Atualização 25Jun20
Dando início a este italiano.
Ainda não pesquisei nada sobre o avião e nem sobre o kit. Mas parece ser uma edição especial 'Vintage Collection' numerada - o meu kit é o 2012 (coincidência, pois comprei em 2012).
Meu kit ainda estava lacrado no único pacote. A folha de instruções tem o estilo antigo mesmo, meio amarelada e o kit é moldado num tom pouco comum.
Toda a montagem se resume a 5 etapas e parece rápida, porém já vi alguns problemas:
Nenhuma indicação de pintura do interior e a numeração das peças no manual é totalmente diferente da grade de peças. Ainda bem que tem um desenho localizando cada peça na grade.
Tem uma peça na grade transparente que parece ser um pedestal, mas não tem nenhuma informação sobre isso no manual. Acho que o modelo vai ficar meio grande e perigoso pra ele ficar se equilibrando neste pedestal.
Vamos iniciar a pesquisa e iniciar esta montagem. 









Nenhum comentário:

Postar um comentário