Dornier Do335A

Atualização 26Set19
Muito bem amigos, chegamos ao final de mais uma jornada plastimodelística!
Estou encerrando a montagem do Do355. Todos os elementos (kitys e scrath) estão na cena. Tudo dentro da proposta do GT.

Histórico deste avião:
O Dornier Do 335 Pfeil (Flecha), faz parte de  um de um pequeno grupo de aeronaves que marca o auge do desenvolvimento internacional de aeronaves com motor de pistão. Foi o caça bimotor, com motor de pistão, de produção mais rápido até hoje construído, atingindo 846 km/h em voo nivelado, num momento em que o registo oficial mundial de velocidade era de  755 km/h.  Equipado com dois motores de 1800cv numa configuração única de baixo arrasto e pesando 9600 kg carregado, demonstrou qualidades excecionais. Para além da configuração, dispunha ainda de outras características inovadoras como um assento ejetável para o piloto, e uma barbatana dorsal que podia ser descartada em caso de necessidade. Tratou-se apesar disso de um dos mais bizarros projetos para a Luftwaffe,  numa tentativa de obter uma aeronave versátil capaz de operar como caça, caça-bombardeiro, caça noturno e avião de reconhecimento.
Devido aos atrasos iniciais do projeto, às dificuldades em obter matérias primas, e aos bombardeamentos  aliados, apenas dez aeronaves de pré-produção Do-335A-0 e onze Do-335A-1 foram concluídas e entregues à Luftwaffe, além dos catorze protótipos  Do-335V-1 a V-14 e um pequeno número de aeronaves de instrução totalizando apenas trinta e oito aeronaves embora no final da guerra tenham sido encontradas varias aeronaves em diferentes estágios de construção.
Fortemente armado, tecnicamente inovador e possuindo um desempenho que nenhum outro avião com motor a pistão tinha conseguido atingir, o Do 335 apresentava  grande potencial como um avião de combate, mas nunca teve oportunidade de o provar, embora nos dias que antecederam o final da Guerra alguns pilotos aliados tenham referido avistamentos de uma estranha aeronave nos céus da Alemanha.
Atualmente  apenas o Do 335A-0 Nº 240102, transportado para os EUA no final da Guerra se encontra preservado, encontrando-se atualmente em exposição estática no National Air and Space Museum, Steven F. Udvar-Hazy Center, Washington DC.
O piloto francês Pierre Clostermann reivindicou o primeiro encontro de combate dos Aliados com um Pfeil em abril de 1945. Ele descreve liderar um vôo de quatro Hawker Tempests da esquadra nº 3 da RAF sobre o norte da Alemanha, quando interceptou um Do 335 sozinho na velocidade máxima no nível das copas das árvores . Ao detectar a aeronave britânica, o piloto alemão inverteu o curso para fugir. Apesar da considerável velocidade de baixa altitude dos Tempests, os caças da Royal Air Force não foram capazes de alcançar ou mesmo entrar em posição de tiro.
Este piloto francês Pierre Clostermann se tornou político e escritor. No seu livro 'Le Grand Cirque' ele relata este encontro. Seu pai, diplomata francês, estava servindo no Brasil. Pierre Clostermann nasceu em ... Curitiba-PR em 28 de Fevereiro de 1921. 

Agora as fotos finais do diorama/vinheta (podem comentar sem moderação):

Atualização 25Set19
Muito bem amigos, este é o penúltimo post da montagem.
Hoje terminei as figuras que irão compor a cena. São só estas quatro pessoas mais o piloto que está no avião. 
Até o fim da semana trago aqui as fotos finais do Do335, na base com todos os elementos que eu fabriquei, pra encerrar o tópico.
Atualização 24Set19
Olá amigos. Voltei pra bancada hoje.
Fiz umas boinas para os mecânicos alemães usando um pedacinho de estireno e massa F12. Depois de seco ajustei com a ponta do estilete.
Ainda faltam vários efeitos na pintura das figuras mas o pessoal já tá reunido.
Também fixei o avião na base de madeira. Usei um fio de cobre finíssimo que passei na madeira e isopor com uma agulha, depois enrolei num palito por baixo e passei uma fita crepe pra esconder.
Acho que funcionou pois o avião não caiu quando inclinei a base.
Na reta final agora ...


Atualização 16Set19-2
Tenho este conjunto de pilotos em 1/48 e vou usar no dio.
Só aqueles 2 mecânicos que estão carregando a caixa. É só achar a cor correta pra eles se disfarçarem de mecânicos alemães. Na caixa e na folha de instruções mostra 8 figuras mas na grade tem 9.
Os pilotos são da marinha americana e já tenho uma ideia de outro diorama pra usar com o avião Vindicator Accurate 1/48 que já tenho aqui no meu estoque .
Atualização 16Set19Terminei a montagem deste Do335 !!. Foi bem tranquila e não errei muito. 
Tudo foi pintado conforme a proposta do GT, com tintas para artesanato, do primer ao verniz somente Acrilex, Gato preto e Corfix. Aliás é só o que uso mesmo ...
Não usei o aquele contra peso enorme que veio junto, então, sim o avião senta mesmo. Mas como vou colocá-lo numa base vou amarrar os trens de pouso na base com um arame finíssimo. Se usasse o peso e fizesse um movimento brusco com o dio podia acontecer do peso jogar o avião fora da base e quebrar os trens de pouso.
Agora vou concluir o diorama pra encerrar a participação no GT. Esta semana estarei ocupado e acho que não vou pra bancada, mas semana que vem posto as fotos finais.
Atualização 14Set19 
Muito bem! O conjunto do Kettenkraftkrad está terminado.
Agora só estou devendo a finalização do avião mesmo. Mas espero terminar neste fim de semana.
Depois vou partir para as figuras: o piloto e o motorista do trator já tenho e estão quase prontos. Mas quero colocar um ou dois mecânicos na cena - e ainda não sei como fazê-los.
Amanhã trago a finalização do Do335 - do diorama ainda vai mais um tempinho.


Atualização 13Set19
Olá a todos!
Mesmo com o curativo no dedo deu pra chegar na bancada um pouquinho.
Terminei de pintar todas as peças extras pro diorama.
Amanhã posto estes conjuntos montados. Não tô conseguindo colocar a luva na mão esquerda por causa do curativo - vou cortar o dedo da luva pra tentar vestir.
Atualização 08Set19
Olá amigos.
Terminei de montar o Kettenkraft. Montagem bem tranquila  Todos os efeitos na pintura fiz com as tintas óleo que comprei semana passada. Uso solvente próprio e pincel fino, aboli o uso de água raz.
É mais ou menos um pós-shading. Tô começando a achar tinta óleo melhor que betume da Judéia. 
Agora só falta terminar o avião pra finalizar este diorama ou vinheta, sei lá...

Atualização 06Set19
Mesmo com esse frio fui pra bancada e pintei todo o Kettenkraft. A cobertura continua ótima. Acho mesmo que o aerógrafo é o principal motivo da melhora - o jato está fino e constante. Acertei bem a diluição também e como o vidrex acelera um pouco a cura estou dando mais demãos mais finas.A cor do Kettenkraft é o XF-60 Dark Yellow que consegui reproduzir com Acrilex. A cor ficou igualzinha a do kit sem pintura. 
Agora vamos fazer os efeitos de sujeira ...
Atualização 03Set19
Pequena atualização de hoje: todas as peças do Kettenkraft estão prontas para pintura. Quero ver se consigo terminar a montagem deste trator até domingo.
Vieram mais alguns acessórios que quero colocar no dio - a bancadinha que eu fiz vai ficar pequena.
Agora o meu set de tintas a óleo está mais completo e também comprei lápis de cor metalizado que nem sei usar ainda.



Atualização 28Ago19
Hoje foi o dia de ligar a minha máquina de miniaturização!!
Fabriquei várias coisas pro diorama - a tarde foi proveitosa.
Usei uma barrinha de estireno pra cortar as ferramentas. Cortei mais ou menos com o cortador de unha e dei forma final com a micro retifica. Depois pintei com a caneta. A chave de fenda é só sprue esticado e depois mergulhado no verniz vitral. No alicate usei arame para o cabos.
Também fabriquei uma escada com madeira balsa.
Agora só tá faltando terminar o avião e começar e terminar o trator Kettenkraft.
Atualização 25Ago19
Olá amigos.
Avião adesivado! Decais muito frágeis  ... começaram a se quebrar quando passei o decal soft. Muitos quebraram alguns cantos que vou precisar retocar com pincel.
Comecei os efeitos destacando as linhas dos painéis. Usei tinta óleo e solvente próprio. Gostei bastante do resultado. Usei um pincel fino sobre as linhas e tirei o excesso com um pincel largo e solvente. Tiro um pouco do excesso e passo o pincel num papel toalha pra limpar. Acho que ficou muito bom - só vou fazer assim agora. Não vou usar mais giz pastel, o efeito que eu fazia com o giz desaparece quando aplico verniz.



Atualização 24Ago19
Hoje esquentou um pouquinho a tarde então dei uma mão de verniz brilhante no avião todo. É a preparação para a adesivagem que devo fazer amanhã. Não são muitos decais, então acho que vai ser tranquilo. Depois faço os efeitos de desgaste e sombras pra envernizar com fosco tudo no fim. 
Tamo chegando no fim da montagem deste avião, mas ainda tem o diorama pra completar. Até já comecei a montagem do Kettenkraft que eu pensei que seria moleza mas não é muito não...
Atualização 20Ago19
Já que tá frio demais pra mexer com verniz dei uma adiantada nos elementos do diorama que quero fazer pra este Do335.
Fiz uma bancadinha com madeira balsa, ainda tô construindo a caixa de ferramentas com aluminio (lacre do nescau). Imprimi umas caixas e barris de combustivel. Tudo ainda será pintado com betume e verniz fosco. O arranjo do diorama já está mais ou menos definido.
Mas olha só o que o correio acabou de entregar! Pra usar neste diorama. Pedi direto do distribuidor Tamiya.


Atualização 19Ago19
Hoje preparei o dark green pra pintura da aeronave. Levei um tempão pra mascarar o verde mais claro com fita Tamiya e crepe comum. A pintura foi tranquila e a cobertura ótima. Acrilex me surpreendendo... Usei o vidrex e parece que melhora mesmo - evapora mais rápido porque tem alcool. Diluo com água e pingo um pouco de vidrex na mistura.
Também fiz o black green pra pintar os spinners, ou seja já está tudo pintado - não vou mais usar o aerógrafo até o fim da montagem.
Agora esperar secar e o tempo esquentar um pouco pra passar o verniz brilhante para os decais e depois os efeitos e começar a montagem de um diorama simples com aquela base que eu fiz com madeira balsa.


Atualização 14Ago19
Hoje foi o dia do 1º verde. Preparei a cor como de costume com meus tubos acrilex.
Nas janelas usei máscara liquida que é muito mais rápida de aplicar que fita adesiva. Usei palito de dente pra aplicar - já usei pincel e não consegui limpar depois.
Mascarei o azul e cabine e mandei ver o verde. Não vazou em nenhum lugar. A cobertura ficou muito boa. 
Agora tem que mascarar de novo pra pintar a camuflagem que é um verde um pouco mais escuro.

Atualização 13Ago19
Dando continuidade na pintura, hoje pintei toda a parte de baixo do avião com o 'light blue' que eu fiz. Ainda sobrou um pouquinho no vidro.
Fiquei realmente surpreso com o resultado final: ficou uma cobertura ótima e bem lisinho. Não usei primer - foi tinta direto no plástico. O que deu trabalho foi o mascaramento e proteção dos porões. Usei fita Tamiya, fita crepe e papel higiênico molhado.
Agora vamos preparar o verde (2 tons) mas só mais pro final da semana.



Aualização 10Ago19
Hoje não rendeu muito, só agora no fim da tarde.
Fiz a cor Light blue pra pintar todo o avião por baixo. Faltam ainda a parte de baixo da fuselagem e das asas.

Atualização 09Ago19 
Hoje foi um grande dia! Fechei o pastel.
Pintei o piloto e colei todas as peças no cockpit. Colei um reforço no traseiro do piloto pra fixar melhor no assento (furei o assento e passei uma linha bem grossa e colei com bonder - não dá pra ver).
Veio um peso enorme pra equilibrar o avião com um encaixe correto - agora ficou um modelo de peso. 
Vou esperar tudo secar bem e dar continuidade nesta montagem.
Mas já dá pra ver a luz do fim do túnel.
Atualização 06Ago19
Dando continuidade nesta montagem, finalizei o painel de instrumentos mas não tô gostando do resultado. Talvez remova os relevos do painel e coloque o decal que veio - o que vocês acham?
O porão do trem dianteiro também está pronto assim como o trem dianteiro e os traseiros.
O trabalho de hoje também rendeu um pouquinho. Acho que já dá pra fechar a fuselagem, só terminar a pintura do piloto.

Atualização 02Ago19
Finalmente esta montagem tá desencalhando.
Consegui tempo e pintei algumas pecinhas:
Suporte da bomba única, hélices e escapamentos.
Conjunto dos trens de pouso, radiador dianteiro e parede traseira da cabine.
Conjunto de abertura das portas do compartimento da bomba.

Atualização 30Jun19
Assim como o Heli da guarda costeira este Dornier está com a montagem quase parada. Mas mexi um pouquinho semana passada.
Vieram 2 grades para asas traseiras e rodas ... e 2 pilotos, mas só vou usar 1.
Também resolvi fabricar uma base pra expor. Vi um diorama com esta base de madeira e vou copiar descaradamente.
Usei balsa 1 mm e só risquei as tabuas. Usei giz pastel e betume pra colorir. Naquele pedacinho sem madeira vou plantar grama.

Atualização 23Mai19
A Lotus nem esfriou o motor e a bancada já está recarregada.
Desta vez será uma máquina alemã. Este Dornier foi o avião mais rápido de todos na época WWII. Podia voar a quase 800 km/h. Também com este perfil.
Na escala 1/48 vai ficar com um bom tamanho. Veio um poster com as indicações de pintura e o peso pro nariz não empinar. Surpresa foram as suásticas na folha de decais.
Breve coloco aqui um histórico desta aeronave revolucionária.



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