A-10 Warthog

Atualização 13Ago20
Muito bem amigos. Esta diversão acabou ... Tá terminada esta montagem.
Pensei que era um kit simples mas não foi muito não.
Pitot e canhão usei agulhas e a pintura externa foram tintas DryColors cinza claro e cinza escuro - ajudou muito no resultado final.
Vejam as fotos finais e qualquer comentário está liberado.
Algumas coisas saíram do lugar na sessão de fotos mas já estou consertando e vai hoje mesmo pra estante.
A bancada não vai esfriar porque agora é a vez dos italianos, então 
até breve.


Atualização 09Ago20
Fiz um wash de leve - ainda não tenho muita prática nisso. Até que ficou legal.
Agora só falta juntar tudo e finalizar mais este jato.
A próxima postagem será a última...




Atualização 07Ago20
Tá indo mais rápido o processo...
Como falei, fiz o tubo pitot com um tubo mesmo. Usei agulha hipodérmica de 0,3mm. Vou usar 0,55mm no canhão.
Mascarei todo o avião pra pintura com o cinza mais escuro (medium grey). Usei um pouco de fita e muita máscara líquida. Ainda vou dar uma suavizada na linha de divisão das cores.
Também já apliquei todos os decais, eram poucos mesmo. Não usei verniz antes somente brilho fácil pra melhorar a aderência.
Agora vem a fase dos efeitos ...


Atualização 05Ago20
Apesar da Italeri tentar me enganar eu acho que pintei certo! O desenho do manual da pintura aparece a parte de baixo do avião como cinza escuro e a parte de cima cinza claro. Mas não é assim! É invertido: por cima cinza escuro e por baixo cinza claro. Os códigos das cores estão corretos e por isso que fiquei em dúvida e fui pesquisar.
O canopi foi fácil. Usei máscara liquida e depois de retirar e limpar passei brilho fácil com pincel. Percebi nas referências que a parte da frente não é incolor e sim meio amarelada. Então misturei clear yellow diretamente no brilho fácil e passei por dentro.
Outra coisa que modifiquei foi o Pave Penny (rastreador laser) que na frente tem uma lente. Cortei fora essa parte e, já que não veio no kit, fiz uma lente com sprue transparente na micro retifica.
Agora para os tubos do canhão e para o pitot eu vou usar agulhas hipodérmicas, que comprei hoje já de vários tamanhos.
Bem agora é só mascarar todo o avião e fazer a pintura final, talvez amanhã.








Atualização 03Ago20
Montagem lenta demais mas tá indo ...
Quis furar os canos do canhão mas a parede ficou tão fina que quebrou. Então abri os buracos e vou usar agulhas no lugar.
Todas as armas estão prontas, menos os Maverick que ainda precisam da lente amarela na ponta.
Fiz uma armação com sprue pra segurar o avião e facilitar a pintura e ficou bem firme mesmo.
Pintei tudo com a cor medium grey que o Adriano fez pra mim. Deu uma cobertura muito boa. Apesar de ser a cor final esta demão vai funcionar como primer. 
Fiz o pre-shading com tinta óleo e ecosolv no pincel mesmo. Achei que exagerei e tirei um pouco com pincel, solvente e muitas horas ...
Agora tá pronto pra 1a cor, que é o próprio medium gray.
Volto logo com o bicho pintado.


Atualização 26Jul20
Oi, a coisa tá bem devagar por aqui mas andou um pouquinho...
Finalizei o cockpit e já fechei o pastel sem esquecer de instalar um baita pedaço de chumbo na frente pro bicho não sentar.
Depois da inevitável funilaria vamos pintar o porco esta semana ainda.
Agora vai mais rápido ... eu acho.




Atualização 16Jul20
Muito bem amigos. Ainda empolgado por jatos, vou iniciar a montagem do último jato 1/72 que tenho aqui. 
Agora é a vez do A-10 Thunderbolt. Depois desta montagem vou partir para o 3 italianos também 1/72 no GT-87.
Este avião já é um velho conhecido dos plastimodelistas então só vou colocar aqui um breve histórico:
canhão Avenger foi desenvolvido pela GE, a companhia que tinha como slogan “We bring good things to life” (trazemos coisas boas para a vida). É uma das armas mais modernas do mundo. Atira com balas muito, muito grandes. E atira muito, muito rapidamente (até 70 tiros por SEGUNDO!)Alguns disseram: “Vamos por essa arma em um avião". Outros disseram: “Vamos fazer melhor, vamos construir um avião em volta desta arma.”




E então eles fizeram. “Eles” eram o pessoal da Fairchild-Republic, fabricante de aeronaves.
A Fairchild já havia feito um avião sensacional na época da segunda guerra, o P-47 Thunderbolt, então decidiram construir o novo avião com o nome de A-10 Thunderbolt.
Fizeram um dos melhores aviões do mundo para voar baixo e devagar, enquanto atira com seu fabuloso canhão. O problema é que para voar baixo e devagar, tiveram que fazê-lo blindado, ou quase isso. Um monte de gente ruim por aí já descobriu que você pode atirar num A-10 com qualquer coisa entre uma pistola e um canhão soviético de 23mm e ele continuará voando e cumprindo sua missão.
Quando terminaram de construir, ele ficou parecido com uma formiga, ou um Mickey Mouse (depende de onde se olha..rs).
Não é bonitão e sexy como uma F/A 18 ou um Raptor, mas é um grande avião simplesmente por que ele faz o que foi projetado para fazer, melhor do que qualquer outra aeronave do mundo.
Ele destrói tanques de guerra!
E não somente tanques. Durante a guerra do Iraque, as tropas de Sadam Hussein viram seus carros blindados, estações de radar, locomotivas, bunkers, depósitos de combustível, enfim, quase tudo que pensavam ser a prova de balas foi destruído pela besta (no bom sentido) do A-10.
Estão vendo os dois motores Turbo Fan? Ele só precisa de um daqueles pra permanecer voando, e o piloto fica sentado numa espécie de “banheira” bem grossa feita com uma liga de titânio.
É uma segurança típica do projeto. A Fairchild foi muito inteligente ao construir cada parte do avião igual, tanto do lado esquerdo quanto do direito, como o trem de pouso por exemplo. E porque os motores são montados tão altos (longe das sujeiras do solo) e os pneus do trem possuem baixíssima pressão, ele pode operar em um aeroporto com pista danificada, em uma autoestrada, pista de grama ou de terra.
Tudo é redundante, tudo é duplicado, as vezes triplicado, como por exemplo os controles de voo: Há tripla redundância neles, e mesmo que haja uma falha total do duplo sistema hidráulico, ainda existe controle manual das superfícies.
Capitã Kim Campbell foi severamente atingida em Baghdad e voou ainda por uma hora antes de retornar à base.
 Apenas o cartucho é quase do tamanho de uma garrafa de água de 500ml! Olhem na figura abaixo uma comparação entre as maiores balas disponíveis no mercado e à direita abaixo, a bala do Avenger usada no A-10.
Apenas o cartucho é quase do tamanho de uma garrafa de água de 500ml! Olhem na figura abaixo uma comparação entre as maiores balas disponíveis no mercado e à direita abaixo, a bala do Avenger usada no A-10.


Ela possui uma jaqueta de alumínio em volta do corpo de urânio e pesa 420 gramas (quase meio quilo) e voa a 1,6 quilômetros por segundo!
O canhão pode atirar com uma razão de 4200 tiros por minuto. Sim, isso mesmo, 4200 dessas balas por minuto! Os pilotos geralmente acionam o gatilho por 1 ou 2 segundos, o que dispara de 70 a 150 balas.
Cada um daqueles sete canos mede 2,84 metros. O canhão inteiro mede 5,95 metros. Detalhe, o canhão não descarta os cartuchos vazios, mas os joga para trás e os guarda dentro de um alojamento, por causa da velocidade do disparo, senão ia ter tanto cartucho voando que poderia danificar a própria aeronave.
Ah, só mais uma coisa: além do canhão, o A-10 pode levar um monte de bombas e foguetes sob as asas.

A-10 totalmente armado



Velocidade máxima: 706 km/h
Introdução: março de 1977
Envergadura: 18m
Comprimento: 16m
Fabricante: Fairchild Aircraft
Motor: GE TF34

O kit é o Italeri que parece ser bem simples e sem muitos detalhes no cockpit.


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