domingo, 26 de agosto de 2018

Estante/Expositor

Atualização 08Out18
Passei o dia finalizando o expositor. 
Tirei todos os modelos das caixas de papelão e comecei a organizar as prateleiras. No começo cheguei a pensar que não caberia tudo. Mas fui arranjando e deu tudo certo. Até sobrou espaço, então ainda dá pra comprar e montar mais ...


Atualização 07Out18
Finalmente terminei meu expositor! Minha coleção teve que esperar só 43 anos pra sair das caixas de papelão. O kit nº 1 foi comprado em 1975.
Fiz o tablado e forrei com tnt-preto. Montei um chicote com um conector pra cada estante. Só esqueci de fotografar a colocação da fita de led. Cada estante tem o seu interruptor .
Usei um rolo de espuma emborrachada pra fazer uma moldura na frente e na lateral das estantes pra tentar evitar a entrada de pó. Parafusei uma estante na outra, usei 10 parafusos em cada junta. O móvel ficou rígido e estável. Também tem 5 metros de comprimento e 1,25 de altura. Deve pesar um bocado.
Fiz os varais com o fio rígido e já coloquei alguns vidros - vai funcionar.
A próxima postagem espero trazer as fotos dos modelos colocados - vai ser uma diversão legal rever meus modelos há tempos encaixotados. Mas estou meio preocupado se o expositor vai ser suficiente pra todos os modelos. Vai ter um prateleira com um kit sem montagem, outra para os meus modelos de papel, outra para os modelos de metal e, claro uma prateleira para as medalhas. 





Atualização 23Set18
Fiz as soldas no primeiro conjunto de led das estantes - tudo funcionando bem até agora (serão 6 conjuntos).
Até pintei a parede e limpei o piso do sotão pra receber o expositor. A mangueirinha azul vem do compressor que está lá na garagem (uns 5m).
Já terminei o tablado pra por as estantes. 100% madeira reaproveitada - eu tinha um porção de sobras que vou guardando pra um dia usar. Como mesa usei 2 portas velhas que eu troquei do banheiro anos atras - deu certinho pois a porta tem 2,1m X 0,6. O tablado todo ficou com 5,10m X 0,6m. Eu subi encima e fiquei andando e parece que está bem firme. Até coloquei uma das estantes só pra ver como fica. Vou forrar todo o tablado com tecido pra dar um acabamento melhor e esconder as estruturas de apoio. 
Remontei minha estação de pintura: a estante com o meu estoque e meu moderníssimo sistema de som, que tem 2 videos-cassetes - e tudo funcionando.
Breve vou iniciar a pintura das estantes e preparar as prateleiras de vidro.






Atualização 11Set18
Dando continuidade ao meu expositor: todas as estantes já estão montadas e fechei todos os buracos de parafusos com massa, só faltando agora uma mão de tinta nas bordas onde aparece a madeira - quero que fique tudo branquinho.
Já vou deixar a furação pronta para ajustar a altura das prateleiras, de 5 em 5 cm. Até fiz um gabarito pra facilitar a abertura dos buracos. 
Todos os vidros já chegaram também (24 peças de 4mm incolor).
Pensei em comprar suportes metálicos para as prateleiras, mas seriam necessários 96 peças!!!
Pensei um bocado e inventei um varal pra segurar os vidros. Usei fio elétrico rígido bitola 4mm. Só dobrei as pontas e encaixei na cabeça dos parafusos - ficou leve e super prático na hora de mudar a altura das prateleiras e o fio é super resistente.
Sim a estante balança um pouco se empurrar, mas acho que vou resolver isso parafusando uma na outra. Vai ficar um móvel com quase 5 metros de comprimento.
Ainda faltam toda a instalação elétrica para a iluminação de led, o tablado pra por tudo isso encima e pensar nas portas.
==> O Hércules ali é um dos que estou montando, ou melhor, com a montagem parada. Depois da estante eu retomo minhas montagens.



Atualização 26Ago18
Agora sai mesmo esse expositor. Depois de 43 anos de hpbby vou ter um expositor pra por a coleção. Decidi fabricar eu mesmo as estantes. O custo vai ficar muito menor do que comprado e vai ficar sob medida. Acho que 6 módulos serão suficientes, pois já tenho mais de 100 modelos montados e a lista de desejos não para de crescer.
Estou usando MDF de 6mm e 15 mm. Todas as prateleiras serão de vidro e não terão divisórias entre os módulos, pra que tudo fique visível. Vou fazer o expositor o mais hermético possível pra evitar poeira, aplicando silicone em todas as juntas. Vou parafusar os módulos entre si e colocar uma junta de espuma emborrachada entre eles. Como não vou ficar abrindo toda hora estou pensando em não fazer porta e sim um vidro na frente  somente encostado e travado com algum tipo de grampo - também com a junta de espuma. Cada módulo terá iluminação interna com fitas de led.
Todo o expositor vai ficar a 60cm do chão encima de um tablado que ainda vou inventar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário